Temos vários estilos de texturas para deixar sua casa moderna e estilosa (rustico, design, efeitos decorativos que imitam superfícies como madeira, linho, camurça, mármores). Usando sempre ferramentas certas podemos criar efeitos diferentes e personalizados. Mas mesmo com o passar do tempo, o grafiato (rustico) ainda continua sendo o queridinho mais pedido pelos clientes. Muitos dizem que "sonham em ter uma parede bem bonita com textura"! Nossa!!

Com certeza, é uma ótima opção, garantindo as paredes internas e externas resistência, nivelamento e beleza, podendo ser aplicado em várias superfícies (alvenarias, azulejos, ardósias, formicas e etc).

Ah!! Pode ser usado também em paredes de cozinhas, banheiros, evitando quebradeira e dores de cabeça! Já pensou, quanta facilidade? E sempre que quiser renová-la é só pintar que ficará de cara nova. 

A área  do box  deve ser revestida com azulejos para que tenha fácil limpeza. Nas pias basta rodopias, protegem e dão acabamento. (veja esta foto com um exemplo, tirada do post "Banheiros pequenos: dicas e inspirações").

Como exemplo, este banheiro tinha azulejos muiiito antigos que sinceramente nem lembramos em tirar fotos do antes. Foi feito as presas, porque a moradora não aguentava mais... rs. Então para evitar quebra-quebra, uma decisão  simples e barata foi recorrer a textura. Mas antes uma pergunta que não podia faltar "Textura no banheiro e sobre azulejos?" SIM! Sobre azulejos!

Na área do box, azulejos sobre azulejos de 15x15 brancos. Mesmo o ambiente sendo pequeno, o efeito rústico da textura não pesou no resultado final, pelo contrário, ficou suave e sofisticado. Reforma simples, mas que fez toda a diferença.






Reboco solto, vazamentos, umidades, trincas  devem ser corrigidos antes. Em superfícies lisas e frias a aderência da textura é ótima. Uma boa dica é dar um fundo fosco antes da aplicação (tintas látex ou acrílica).

Se o orçamento estiver  baixo para contratar um profissional, deixarei aqui dicas. É super fácil! Basta ter coragem e criatividade. E ainda, para não cansar, duas pessoas! Uma espalha a massa e a outra retira o excesso e faz o efeito... SIMPLES! 
Por isto deixarei aqui o passo a passo, vamos lá:

  • ANTES DA APLICAÇÃO

Esta parede estava com muita umidade. Foi preciso retirar partes soltas, rebocar e prepará-la para receber textura. 





  • 1º Passo (Para aplicação da textura)

  1. Meça a parede (altura x largura)
  2. Isole o chão com papelão, lona plástica...

Ferramentas usadas



  1. Fita crepe
  2. Luvas
  3. Desempenadeira de aço (lisa dos 2 lados)
  4. Espátula
  5. Desempenadeira para textura
  • 2º Passo




  • 3º passo






PARA EMENDAS: Comece aplicando bem próximo a emenda. Quando for criar o efeito, capriche! Para que não fiquem salientes e visíveis. 



  • 4º passo
Textura aplicada e seca, dê uma varridinha (com a vassoura) para retirar grãozinhos salientes. Assim, a parede está pronta para receber tinta na cor escolhida, com rolo antigotas ou  lã,  duas a três demãos .

   Cor escolhida: Abacaxi maduro (Suvinil)  - suave, clara e radiante


 





Observe essas ranhuras na horizontal


Olhem como ficou charmoso e aconchegante (cantinho rústico) a textura na cozinha. Aplicada também sobre azulejo.





Ufa!!! O post ficou grande, mas quis mostrar tudo bem explicadinho para vocês. Espero que gostem e mãos a obra!

Não esqueçam de me contar suas experiências e o que acharam do post!
Até breve...


Comente com o Facebook:

Deixe um comentário